Notícias da Beat

Inscrições para 15ª Feira da Ciência, Tecnologia e Inovação estão abertas

today22 de agosto de 2021 8

Fundo
share close

Realizado anualmente pela Fundação Cecierj, o maior evento de ciências dirigido à Educação Básica do estado já está com inscrições abertas. Docentes e estudantes dos ensinos Fundamental II, Médio e Técnico, das redes públicas e privadas de ensino, não podem perder a oportunidade de apresentarem os seus projetos de pesquisa na 15ª Fecti – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro.

“O fato de a Fecti estar chegando a sua décima quinta edição só mostra a grande importância desse evento. Sem dúvida, é uma oportunidade ímpar de estimular que alunos coloquem em prática o que é visto em sala de aula. A Fecti cumpre uma missão fundamental, que é estimular a curiosidade e a descoberta científica dos alunos”, destaca o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho.

Os candidatos da 15ª Fecti deverão inscrever-se por meio da plataforma SisFECTI (https://fecti.cecierj.edu.br/login), em uma das três modalidades: projeto já desenvolvido, com resultados; projeto iniciado, não finalizado, com resultados parciais; e projeto/proposta de pesquisa, sem resultados. Nesta modalidade não poderão se inscrever estudantes concluintes do Ensino Médio ou Técnico ou do 9º ano do Ensino Fundamental II.

“Nós, da Fundação Cecierj, nos sentimos extremamente gratificados em realizar uma feira de ciência e tecnologia tão importante e que desperta um grande interesse em professores e estudantes das redes públicas e privadas da Educação Básica do Rio de Janeiro”, disse o presidente da Fundação Cecierj, Rogerio Tavares.

Assim como a edição anterior, o evento, que tem apoio do CNPq/MCTI e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), será realizado de forma on-line, utilizando as ferramentas digitais disponíveis, entre os dias 1º e 4 de dezembro.

A inscrição se estende até o dia 20 de setembro. Todas as informações estão disponíveis no site da Fundação Cecierj, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, em https://www.cecierj.edu.br/divulgacao-cientifica/fecti/

Saiba como participar

Os alunos do 6º ao 9º ano podem inscrever seus projetos nas categorias de Ciências do Ensino Fundamental II. Já os estudantes dos Ensinos Médio e Técnico podem participar nas categorias Ciências Biológicas & Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Desenvolvimento de Tecnologia ou Interdisciplinar (para projetos de Arte e Ciência, Ciência e Sociedade, Ciência e Esporte, Educação e Ensino de Ciências, História da Ciência).

Para cada escola ou professor somente será permitida a inscrição de até quatro projetos, desenvolvidos individualmente ou em grupo de até três alunos, sob a orientação de um professor da escola. Os projetos serão avaliados pelo Comitê Científico, composto por professores e pesquisadores ligados a instituições de ensino e pesquisa e museus de ciência.

Premiação

A premiação da Fecti conta com medalhas, troféus, bolsas de Iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e indicação para participar de feiras de ciências nacionais, com alcance internacional, como a Febrace, organizada pela Universidade de São Paulo (USP), e a Mostratec, da Fundação Liberato – Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Além disso, tem o Prêmio Meninas na Ciência, que concede medalhas para o grupo composto por integrantes do sexo feminino que se destacar na XV FECTI e bolsas do CNPq para professores de escolas públicas, orientadores ou coorientadores de projetos finalistas.

Fonte: Alerj

Written by: RadioBeatFM

Rate it

Post anterior

Notícias da Beat

SuperaRJ: R$ 50 milhões em créditos beneficia fluminenses

Janaína Rosa foi mais uma das milhares de pessoas que precisaram se reinventar no Rio durante a pandemia da Covid-19. Ela, que trabalhava com produção de eventos, acabou ficando sem renda em virtude da paralisação das atividades sociais. A esperança da moradora de Jacarepaguá, na Zona Oeste da capital, veio com o Programa SuperaRJ, do Governo do Estado, cujas linhas de crédito alcançaram cerca de R$ 50 milhões concedidos a […]

today22 de agosto de 2021 20

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

0%