Notícias da Beat

Público terá que comprovar vacinação contra covid para acesso a eventos em Petrópolis

today26 de outubro de 2021 63

Fundo
share close

Em nota técnica divulgada na última sexta-feira (22), a prefeitura de Petrópolis estipulou protocolos para a realização de eventos em ambientes externos. Uma das recomendações feitas no documento é que seja apresentado algum tipo de comprovação da vacinação contra a covid-19. O chamado “passaporte da vacina” será exigido em eventos para até três mil participantes.

Segundo o documento, na última análise feita pela Secretaria de Saúde, “o município está em risco verde, o que significa que a Rede de Saúde está suficiente para combater a ameaça com distanciamento Social Seletivo, mas a matriz é um instrumento vivo é que deve ser utilizando visando um passo de cada vez. Assim sendo o Município deve estar atento junto com as equipes técnicas para avançar ou regredir.”

A comprovação do esquema vacinal vai seguir alguns critérios, de acordo com a nota técnica: Duas doses da vacina Coronavac, Pfizer ou Astrazeneca; Dose única da vacina Janssen; Em caso de ter tomado somente a primeira dose da vacina Coronavac, Pfizer ou Astrazeneca é obrigatório a comprovação de teste diagnóstico negativo para Covid-19 (RT-PCR ou teste swab de antígeno) com até 48 horas antes do evento.

Comprovação do esquema vacinal

Recentemente, o Diário de Petrópolis mostrou que a inserção dos dados no sistema de informações do Ministério da Saúde estava em atraso em diversos municípios do país. Nesta segunda-feira (25), um leitor do Diário comentou em nossas redes sociais que a dose de vacina que ele “tomou” em agosto ainda não estava disponível no Conecte Sus, aplicativo do governo federal que contém informações sobre exames e vacinas.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que pessoas já vacinadas que verificarem, após o prazo de 15 dias, que os dados não constam no ConecteSUS entrem em contato direto com a Divisão de Imunização, pelo e-mail conect.petropolis@gmail.com. As informações também podem ser passadas por mensagem pelo whatsApp (24) 99220-2104.

A prefeitura informou ao Diário que cabe ao organizador de cada evento determinar qual confirmação será utilizada nos locais. Reforçou ainda os participantes podem comprovar a vacinação ao apresentar a carteirinha em papel, desde que haja as informações corretas da imunização, como data e fabricante, ou ainda, apresentar a comprovação pelo aplicativo Conecte SUS. O programa pode ser baixado no celular gratuitamente.

Grandes eventos previstos para novembro e dezembro

Um dos eventos que anunciou a retomada das atividades é a Feira Deguste. A festa dedicada à cerveja artesanal local era realizada mensamente na Praça da Águia, no Centro Histórico, mas interrompeu as edições com o avanço da pandemia de covid-19. No dia 15 de outubro, a organização do evento usou as redes sociais para divulgar a volta da festa. Segundo a publicação, para garantir um evento seguro, o evento terá mudanças. Haverá aferição de temperatura, controle do limite de público, uso obrigatório de máscara e apresentação do comprovante de vacina aplicada.

A Associação Petropolitana de Profissionais de Eventos e Entretenimentos (AssociEventos) é a favor, nesse momento, da manutenção de todos os protocolos sanitários para a realização de eventos, inclusive a comprovação do esquema vacinal. “É importante lembrar que a AssociEventos vem dialogando e contribuindo desde o início da pandemia com o poder público para que a volta das nossas atividades seja de maneira segura e com responsabilidade. Entendemos que os “Eventos Teste” irão contribuir muito para o retorno de maneira plena de nossa categoria”, reforça o presidente da Associação, Rodrigo Paiva.

Ainda visando os grandes eventos, entre os dias 25 de novembro e 06 de janeiro, a prefeitura de Petrópolis anunciou a realização de mais uma edição no Natal Imperial. Uma das novidades para o evento deste ano é a parceria com a Federação do Comércio do estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ) que vai promover uma programação cultural no Parque Municipal em Itaipava. Nesta segunda-feira (25), o Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomério) e a equipe de gerência do Sesc Rio apresentaram a programação que vai ocupar o parque durante o evento.

“A programação foi pensada no perfil da cidade e vai trazer os pilares do trabalho realizado pelo Sesc: educação, esporte e lazer. Teremos artistas locais, outros de renome nacional, atividades esportivas e de educação valorizando a produção local. Tudo aliado à solidariedade com atividades de cunho sustentável, também. Uma programação para a família toda e que especialmente tem o objetivo de ativar o comercio e turismo no município. A nota técnica nos traz mais tranquilidade para a organização do evento”, pontua Marcelo Fiorini, presidente do Sicomércio Petrópolis.

Fonte: Diário de Petrópolis

Written by: Rádio Beat FM

Rate it

Post anterior

Notícias da Beat

Cartórios passam a registrar denúncias de violência doméstica em todo o Brasil

Começou a valer nesta segunda-feira (25), em 13 mil cartórios de todo o país, o recebimento de denúncias de violência doméstica. A proposta é prestar auxílio ‘discreto e sigiloso’ às mulheres em situação de vulnerabilidade, afirmam os órgãos envolvidos na iniciativa. Os colaboradores dos cartórios serão os responsáveis por acolher as denúncias. A instrução inicial é que o funcionário que receber a vítima deve encaminhá-la a uma sala. Caso ela […]

today26 de outubro de 2021 24

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

0%