Notícias da Beat

Alerj aprova liberação do uso de máscaras ao ar livre no estado do Rio

today27 de outubro de 2021 37

Fundo
share close

A ALERJ, Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, aprovou nessa terça-feira (26) o projeto de lei que autoriza o Governo do Estado e as prefeituras a flexibilizarem o uso obrigatório de máscara.

A proposta do deputado André Ceciliano (PT), presidente da casa, estabelece que a flexibilização será gradativa nos locais estipulados por meio de resolução da Secretaria de Estado de Saúde. O projeto altera a lei estadual que definiu a obrigatoriedade do uso do acessório durante a pandemia e penalidades por descumprimento.

O novo texto determina que a obrigação poderá ser flexibilizada, de acordo com o avanço da vacinação e as orientações técnicas dos especialistas em saúde pública. Outros parâmetros também devem ser observados, como distanciamento social, ambiente aberto e fechado, realização de eventos-testes e outros critérios científicos.

A maioria dos parlamentares rejeitou emenda que previa que a liberação do uso da proteção facial contra a Covid só acontecesse com 80% da população vacinada. Para o deputado Flávio Serafini do PSOL, a decisão da casa legislativa foi um erro e pode comprometer o processo de reabertura. Já o deputado Alexandre Freitas, do Novo, afirmou que o projeto restabelece as liberdades individuais.

A prefeitura do Rio de Janeiro estava na expectativa da mudança na legislação estadual para liberar a população do uso de máscaras em locais abertos, depois que atingiu, nesta terça-feira (26), 65% da população imunizada. Essa foi a taxa estipulada pelo Comitê Cientifico, que auxilia a prefeitura na tomada de decisões sobre a pandemia, para desobrigar o uso do acessório em ambientes ao ar livre e sem aglomeração.

O projeto aprovado pela Alerj ainda precisa seguir para sanção ou veto do governador Cláudio Castro, que tem um prazo de 15 dias para publicar a decisão.

Fonte: Agência Brasil

Written by: Rádio Beat FM

Rate it

Post anterior

Notícias da Beat

Santa Catarina passa a adotar número de RG igual ao do CPF em novembro

A carteira de identidade em Santa Catarina passa adotar um novo modelo a partir do dia 8 novembro. O número do RG será o mesmo do CPF. Quem já tiver o RG, o número continua valendo, mas quem for emitir a primeira via já não vai contar com um número separado do RG. No Brasil, cada unidade da federação pode emitir o número de sua identidade, isso significa que uma […]

today27 de outubro de 2021 21

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

0%