Notícias da Beat

São José se despede do Dr. Sérgio Andrade de Carvalho

today12 de novembro de 2021 247 1

Fundo
share close

Faleceu nesta quarta-feira dia 10, o pioneiro dos shopping centers no Brasil, o Dr. Sérgio Andrade de Carvalho, aos 83 anos, como assim era considerado. O carioca iniciou sua vida profissional na empresa da família, o Banco Andrade Arnaud, uma das maiores instituições de crédito do País na década de 1960. Aos 33 anos, na década de 1970, Sergio Carvalho empreendeu, ao lado de seu irmão Raul, no ramo de shoppings. Tornou-se acionista do Conjunto Nacional, segundo shopping center a ser inaugurado no Brasil.

Em 1972, os irmãos comandam a abertura da Ancar Empreendimentos Comerciais, pioneira no lançamento de shoppings em diversas capitais do País. Shopping Recife, em Pernambuco, o Shopping Center Iguatemi Porto Alegre, no Rio Grande do Sul e o Shopping Nova América, no Rio de Janeiro, são alguns dos centros comerciais que contaram com o trabalho de Sérgio Carvalho e até hoje são referências no mercado.

Fruto do casamento com Lia Carvalho, com quem foi casado por 56 anos, os filhos Marcos, Marcelo e Mariana também entraram nos negócios. Até hoje, ele é considerado um dos grandes magos dos shopping centers no País.

Não foi apenas o sucesso empresarial que fez de Sergio um homem notável, mas sobretudo a sua atitude humana, desenvolvendo ao longo da vida diversos trabalhos voluntários em apoio a instituições de caridade. Ao longo de sua trajetória, Sergio investiu tempo, atuando como voluntário e doando recursos para instituições como Casa São Luiz, onde foi presidente por cinco anos; Cruzada do Menor, hoje Rede Cruzada, instituição carioca que também presidiu e que atende a cerca de 600 crianças e suas famílias em regime de creche; e a construção de uma escola comunitária na Rocinha, no Rio de Janeiro; além de mobilizar sócios, parceiros e fornecedores a participarem desta corrente do bem.

Sergio sempre defendeu que um shopping center tem um poder de transformação na comunidade que se insere, por isso propagava a ideia que cada shopping center era uma plataforma de desenvolvimento social e que deveria contribuir com as comunidades em que estava inserida. Baseado nestas premissas, ao inaugurar o Shopping Nova América, Sergio convidou os sócios do shopping a realizarem um projeto dentro do empreendimento, o projeto social Plantando O Amanhã, sob a gestão da ONG Rede Cruzada. Através da iniciativa, foi possível promover o desenvolvimento social e atendimento educacional a crianças, adolescentes, jovens e adultos de Del Castilho e seu entorno. Desde então, mais de 7.000 pessoas foram beneficiadas pelo projeto. O projeto Plantando o Amanhã foi apresentado na ONU e condecorado com o Maxi Award, o Oscar da indústria de shopping centers, sendo reconhecido como o melhor projeto social do mundo dentro de um shopping center.

Sergio dedicou os últimos anos da vida à projetos sociais e deixou, construído junto com Dona Lia, fortes valores éticos e de generosidade à família.

Aos amigos, deixa a memória de um homem alegre e apaixonado pela sua família, pela velocidade e pelo mar através de registros exibidos no Museu do Serjão, localizado em sua fazenda Águas Claras.

Em São José do Vale do Rio Preto, Sérgio Carvalho chegou no ano de 1973, mais precisamente em 15 de março, quando comprou a Fazenda de Águas Claras. Conhecendo tão logo o Padre Sérgio, onde através deste, iniciou suas atividades de filantropia junto ao Hospital Maternidade Santa Teresinha; com a Cooperativa, Coopervale; com a Construção do Colégio Cenecista Vale do Rio Preto, com a criação do Jardim de Infância Lia Baptista de Carvalho, no Colégio Cenecista; com o Movimento Emancipacionista, com a Escola Municipal Helena Dolianite; com o Centro de Capacitação Daschú e com o Centro de Educação Infantil Daschú.

A lembrança que fica é a de um Dr. Sergio com espírito jovem e desbravador, que sempre se preocupou com o próximo e em como mudar o mundo.

Com informações do site Ancar.

Written by: Rádio Beat FM

Rate it

Post anterior

Notícias da Beat

Sine de Teresópolis divulga 404 vagas de emprego; saiba quais são os cargos e como se cadastrar

O Sine de Teresópolis está com 404 vagas de emprego disponíveis até esta sexta-feira (12). Para concorrer a uma das vagas divulgadas pelo Programa Emprega Terê, o candidato deve cadastrar o currículo no Portal do Trabalhador. Também é possível comparecer presencialmente ao Sine, localizado na Prefeitura, ou à Casa do Trabalhador, na Rua Luiz Noguet Júnior, 100, São Pedro. O atendimento é das 9h às 12h e das 14h às […]

today12 de novembro de 2021 73

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

0%