Notícias da Beat

Estado do RJ vai realizar sequenciamento genômico de amostras de viajantes de fora do país

today30 de novembro de 2021 33

Fundo
share close

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio vai realizar o sequenciamento genômico de amostras de viajantes de fora do país que apresentarem sintomas de Covid-19. A iniciativa tem como objetivo rastrear uma eventual chegada da variante Ômicron ao estado.

Segundo a pasta, um alerta vai ser emitido às vigilâncias municipais para que aumentem o monitoramento de pessoas dentro desse perfil e que realizam as coletas pra a realização de exames PCR. As amostras positivas vão ser enviadas para o Laboratório Central Noel Nutels.

Até o momento, a secretaria não identificou nenhum caso de contaminação no estado pela variante, descoberta na África do Sul em novembro. Na terça-feira (30), o governador Cláudio Castro deve se reunir com autoridades em Brasília para discutir o avanço da nova cepa. Segundo o político, uma das preocupações se dá por conta do Rio ser considerado uma porta de entrada para turistas de todo planeta.

Durante agenda nesta segunda (29), Castro afirmou que já conversou com o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, sobre a cepa e explicou que no momento ainda não é hora de falar sobre a realização ou não do Carnaval, por exemplo.

Ainda de acordo com o governador, as análises sobre os riscos de contaminação vêm sendo feitas semanalmente e atualmente os índices estão baixos, mas podem mudar com uma possível chegada da variante.

Castro também pontuou que qualquer decisão sobre a realização de eventos como o Réveillon e novas medidas de restrição vão ser tomadas em conjunto com a Secretaria de Saúde, especialistas e prefeitos dos 92 municípios.

Questionado sobre possíveis ações de flexibilização, o político afirmou ainda que no momento não há nenhuma sinalização por parte dos técnicos responsáveis sobre a desobrigação do uso de máscaras em locais fechados.

Nesta segunda (29), o Comitê Científico da Prefeitura do Rio voltou a ser reunir. O encontro teve a variante Ômicron como um dos assuntos. Atualmente, o município estuda ampliar a apresentação do “passaporte da vacina” em outros locais e serviços, como para a hospedagem na capital fluminense. A proposta tenta evitar o turismo de não vacinados no fim do ano.

Fonte: Band News FM

Written by: Rádio Beat FM

Rate it

Post anterior

Notícias da Beat

Dia Nacional do Doador de Sangue: veja a importância da doação

Imagina estar em casa e descobrir que está salvando a vida de alguém naquele momento. É o que acontece com quem doa sangue pelo Hemorio. Desde 2018, os doadores recebem uma mensagem quando a bolsa doada é usada para salvar alguma das quatro vidas possíveis. E por trás da feliz notícia estão pessoas como a Sophia, que com apenas 12 anos, depende das bolsas para sobreviver. O que não faltam […]

today25 de novembro de 2021 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


PROMOÇÃO DA BEAT
BAIXE O APLICATIVO DA BEAT

BAIXE O APP DA BEAT FM

0%