Notícias da Beat

Novas tarifas dos Correios entram em vigor nesta segunda-feira (2)

today2 de maio de 2022 13

Fundo
share close

O Ministério das Comunicações (MCOM) publicou, na última terça-feira (26), em Edição Extra do Diário Oficial da União, a portaria nº 5.361/2022, que autoriza o reajuste de 9,5579% nas tarifas dos serviços postais nacionais e internacionais prestados pelos Correios em regime de exclusividade. A norma, que entra em vigor a partir desta segunda-feira (2), se refere aos seguintes serviços:

Tarifas Serviços

  • Serviços Nacionais: Carta e Aerograma Nacional, Franqueamento Autorizado de Cartas Nacional – FAC (Simples), Telegrama Nacional (Agência, Telefone e Internet), Correspondência Agrupada – Malote;
  • Serviços Internacionais: Cartas e Cartões Postais na Modalidade Econômica (Documento Econômico) e na Modalidade Prioritária (Documento Prioritário) e Telegramas.

Além disso, também serão atualizados os preços públicos dos serviços correlacionados, conforme segue:

Preços Serviços

  • Serviços Nacionais: Serviços de Resposta, V-POST, Carta Via Internet (CVI), Aviso VPNE, Franqueamento Autorizado de Cartas – FAC: Estadual e Local – Simples, Registrado e Registrado com AR, Nacional – Registrado e Registrado com AR;
  • Serviços Internacionais: Carta Mundial Via Internet e Cupom Resposta Internacional.

De acordo com os Correios, o reajuste foi aprovado em estrita observância ao dispositivos legais, principalmente a portaria do Ministério da Economia nº 3.297/2022 e a portaria do então Ministério da Fazenda nº 386/2018, que regulamentam o processo de reajuste e revisão das tarifas e dos preços públicos praticados pelos Correios na prestação dos serviços postais em regime de exclusividade.

O reajuste é inferior ao Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado de janeiro a dezembro de 2021, que foi de 10,06 %, e visa tão somente compensar os efeitos da inflação do período.

É importante destacar que essa medida não se aplica aos serviços concorrenciais. Pelo segundo ano consecutivo, os preços praticados para os serviços de encomendas nacionais (SEDEX e PAC por exemplo) e internacionais (serviços de importação e exportação) não foram reajustados. Além disso, estão mantidas todas as reduções de preços aplicadas a partir de 31/01/2022, que contemplaram mais de 420 cidades em todo o País.

Os Correios reforçaram ainda que a manutenção e redução de preços nessas localidades visam garantir às empresas as melhores condições e oportunidades de negócio do e-commerce, com vistas a sua sustentabilidade.

Fonte: Com informações do Portal Giro

Written by: Rádio Beat FM

Rate it

Post anterior

Notícias da Beat

Rotativo de Teresópolis será mais caro do que em cidades turísticas do Sul

Há muitos anos, mas com mais ênfase na atual gestão, Teresópolis sonha “em ser Gramado”, tentando trazer para o nosso município experiências de sucesso no turismo da cidade Gaúcha e fazendo comparativos com belezas naturais e o característico frio de ambas as regiões. Comparações à parte, desnecessárias, vale frisar, visto que cada município tem suas próprias potencialidades, e por aqui podemos enfatizar diversas que não têm sequer nada semelhante, a […]

today2 de maio de 2022 25 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


PROMOÇÃO DA BEAT
BAIXE O APLICATIVO DA BEAT

BAIXE O APP DA BEAT FM

0%