Notícias da Beat

Colégio Limongi emplaca dois alunos na premiação da OBMEP

today5 de julho de 2022 396 1

Fundo
share close

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) contribui para estimular o estudo da Matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Além disso, a olimpíada visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade. A 16ª OBMEP contou com 17,7 milhões de participantes e atingiu um número recorde de municípios, alcançando 99,84% das cidades brasileiras. Nesse universo, dois alunos do Colégio Estadual Coronel João Limongi, de São José do Vale do Rio Preto, foram destaque.

Foram 17,7 milhões de alunos participantes de todo o Brasil realizando as provas da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), sendo a maior competição científica do país e que alcança quase a totalidade dos municípios brasileiros, abrangendo mais de 54 mil escolas públicas + privadas.

Neste ano a Cerimônia Regional de Premiação da última edição foi tardia em razão do hiato causado pela pandemia e transcorreu no auditório do Colégio Militar do Rio de Janeiro e conferiu honraria de reconhecimento ao mérito acadêmico do aluno com desempenho destacado durante a 16ª OBMEP, em 2019.

Concorrentes no Nível 3 da competição, referente ao Ensino Médio, os alunos do Colégio Estadual Coronel João Limongi Jader Rezende Mohr Apollo Duarte e Luiz Gabriel Oliveira Araújo foram agraciados com Medalha de Bronze  e  Certificado de Menção Honrosa. Ambos já estão habilitados a ingressar no PIC – Programa de Iniciação Científica Jr. destinado os alunos medalhistas da 16ª OBMEP e ao concluírem o Ensino Médio, também ao Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME), um programa que oferece aos estudantes universitários que se destacaram nas Olimpíadas de Matemática a oportunidade de realizar estudos avançados em Matemática simultaneamente com sua graduação. Os participantes recebem as bolsas através de uma parceria com o CNPq (Iniciação Científica) e com a CAPES (Mestrado e Doutorado).

A entrega das láureas e as homenagens aos alunos agraciados ocorreu no auditório do Colégio Militar do Rio de Janeiro, na Tijuca, conhecido como o Templo do Saber, a Casa de Thomas Coelho, um centro educacional de excelência que inspira tantos jovens ao ingresso na carreira militar. O aluno Jader Apollo já conquistou três medalhas de bronze no certame e buscará a de ouro na 17ª OBMEP, já em curso. Seus pais, a sua professora de matemática e o secretário de educação do município o acompanharam na premiação na capital.

Sobre a OBMEP

Criada pelo IMPA em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio, a OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos da disciplina.

Written by: Rádio Beat FM

Rate it

Post anterior

Notícias da Beat

Vereador desmente prefeito de São José e garante que nenhum vereador denunciou creches do município

Após a divulgação de uma suposta denúncia, publicada pelo prefeito de São José do Vale do Rio Preto, Gilberto Esteves, na última quarta-feira dia 1º, em seu perfil oficial de uma rede social, afirmando que o MP – Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro poderia pedir o "fechamento de escolas no município", por conta de que a Câmara de vereadores de São José teria encaminhado ao órgão, "um relatório […]

today3 de junho de 2022 272

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


PROMOÇÃO DA BEAT
BAIXE O APLICATIVO DA BEAT

BAIXE O APP DA BEAT FM

0%